Pesquisar este blog

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

UNITY 2D PARA SIS 671, 672, 771 E OUTRAS PLACAS SEM ACELERAÇÃO, TESTE A PROXIMA INTERFACE DO UBUNTU




O unity 2d realmente esta muito bom, embora em um primeiro momento tenha me causado muita estranheza, não nego torci o nariz para aquela interface que vinha substituir em 2d a atual interface do gnome 2 no ubuntu natty, principalmente por usar QT a biblioteca do KDE, isso em 2d pois para os que tem aceleração 3d como nvidia e outras placas de maior qualidade, a interface é completamente outra, essa não é a realidade para os tristes donos de sis 671, 672, 771 e a serie de porcarias que a sis espalha por ai, infelizmente sou um proprietário de um sis 672 mirage3 e na próxima versão do ubuntu teria problemas se já não existisse o unity 2d e não vou negar o sistema esta realmente bom e bonito embora em 2d, pois uma das vantagens de biblioteca QT é sua estética impecável, só não imaginava uma interface tão leve, ainda não descobri foi onde existem bugs ou falhas aparentemente o sistema é muito intuitivo e não se parece em nada com o netbook remix antiga interface do ubuntu para netbooks, realmente tem futuro esta interface, o primeiro passo para testa-la é adicionar o repositorio ppa que esta hospedado os arquivos atenção o suporte é apenas para o ubuntu 10.10, para isso abra o terminal e digite:

sudo add-apt-repository ppa:unity-2d-team/unity-2d-daily

clique enter e espere

depois que você ok a confirmação da importação da chave publica, no mesmo terminal digite:

sudo apt-get update

após a atualização do cache, digite:

sudo apt-get install unity-qt-default-settings

Após a instalação reinicie o sistema, e quando for cliquar em seu usuário antes de digitar a senha logo abaixo tem um serie de campos com linguagem e outros no campo em que esta marcado ubuntu desktop edition, mude para unity 2d e só ai confirme sua senha o unity vai iniciar, o mesmo procedimento em substituindo por ubuntu desktop edition vai voltar ao gnome.

Dica - para configurar a barra lateral onde ficam as aplicações principais.

Geralmente os quatro últimos botões que aparecem em cinza não podem ser modificados mais clique neles com o botão direito do mouse e vão surgir funções interessantes.

e com o botão esquerdo um mostra todas as aplicações o outro o gerenciador de arquivos e assim sucessivamente cada um com sua função especifica e bem sinalizada ao tocar nestes com o mouse.

modificando os botões coloridos

Para retirar aplicações na barra, as aplicações que você não utiliza muito podem ser retiradas para serem acessadas a partir do atalho cinza applications, clique no atalho colorido correspondente com o botão direito do mouse e clique em remove from launcher, o atalho vai sumir imediatamente.

Para adicionar aplicações na barra, as aplicações que você utiliza mais rotineiramente devem ir para um local fácil esse é o espírito desta interface, para adicionar atalhos a barra, abra a aplicação que deseja através do atalho applications em cinza na barra o botão com a tesoura e esquadro, ao abrir a aplicação veja que vai ser criado um atalho provisório para tornar o atalho permanente clique com o botão direito do mouse e no citado atalho provisório e clique em keep in launcher, e o atalho vai ficar na barra permanentemente.

Edit- mandei um e-mail para um dos componentes do time de desenvolvedores que reside em São Paulo, a respeito de uma falha, mais que não compromete em nada o funcionamento da interface, mais que pensei se tratar de uma falha de segurança é quando se chama em terminal o nautilus usando o comando sudo nautilus, o wallpaper se modifica achei que assumia a identidade root, no entanto não é assim, trata-se de um simples erro de exibição de componentes GTK, já que estou neste caso utilizando duas identidades, outra dificuldade foi a utilização do gimp mais vai aqui uma dica a utilização deste programa nesta interface, uma vez que não aparece a barra de ferramentas, é mais clique dentro da janela principal, (aquela onde esta sendo exibido a imagem a ser modificada) com o botão direito do mouse e veja todas as opções da barra de ferramentas estão dentro de janelinha que aparece, o resto é totalmente intuitivo.
O problema com o gimp foi melhor resolvido, graças a um comentário do usuário Chiro-San, pois assim foi descoberto que com o programa aberto a barra principal superior, se transforma em barra de ferramentas do próprio programa ao se encostar o cursor do mouse e isso não ocorre apenas com o gimp não, mais alguns outros programas também tem esta integração com o unity, por isso antes de reclamar do sumiço da barra de ferramentas, experimente encostar o cursor na barra superior da interface o que corresponderia no gnome ao painel superior.
As pequenas falhas relatas acima são comuns e ate pequenas para uma interface que iniciou o seu desenvolvimento a tão pouco tempo.

** O repositório está hoje 28/01/11 com defeito, ocorreu durante a atualização do unity 2d panel, não faça atualizações até que todas as atualizações estejam realmente marcadas em seu gerenciador de atualizações caso falte um dos quadrinho em branco não atualize pois a barra superior da interface pode desaparecer, caso não consiga instalar inteiramente pois se o repositório estiver com defeito vai retornar uma mensagem de erro, tente mais tarde, verifique no link abaixo se houver algum sinal diferente de verde nos arquivos do quadrado do lado direito onde tem Latest Updates da pagina que vai abrir, tipo vermelho ou amarelo não instale ou atualize nada:

https://launchpad.net/~unity-2d-team/+archive/unity-2d-daily

**Em repositórios PPA todos tem suas paginas espelhos onde se pode ter informações sobre o estado do repositório, os arquivos que ele contém além do estado das ultimas atualizações, o link acima leva a pagina espelho do repositório PPA do unity 2D e o quadrado a que nos referimos é o sucesso ou não de atualizações.
**O repositório foi plenamente restabelecido hoje 31 de janeiro de 2011 com nova versão.
** Em 19 de março de 2011 a versão para ubuntu 10.10 teve uma grande evolução em termos de estetica e usabilidade.
*** Uma atualização hoje 26 de março de 2011 travou os botões aplicações e de acesso as pastas embora tenha corrigido a duplicação de icones que ocorria após a atualização de 19 de março de 2011, tive que retornar ao gnome esperando nova atualização, que repare este erro de configuração da interface.

19 comentários:

Anderson (Chiro-san) disse...

Olá Hugo, artigo de muita utilidade aos que desejam utilizar o Unity, mas não podem por suas placa de vídeo. Hugo, responda-me algo por favor, quanto aos ícones coloridos. Você consegue movê-los de lugar mesmo depois de fixados?

Rafael Machado disse...

eu achei que ia ter mais opçoes de customização do Unity, mas a interface ainda está muito cru...
quem sabe ate o Ubuntu 11.10 melhora...

e realmente ela é muito leve.
tem gente que torce o nariz, mas acho q a Canonical quer abocanhar uma fatia do mercado de tablets...
imaginem o Unity em um tablet: aquela barra lateral com os atalhos é muito versatil.

Hugo Bastos disse...

Ate agora esta tentando matar mesmo esta charada, da movimentação dos botões coloridos, entretanto eles ate agora parece que so movem como um todo, o conjunto inteiro de botões, quanto as customizar a interface, veja que janelas abertas e tudo mais herda o tema do gnome e pode ser selecionado pelo botão applications no atalho aparência, e a janela aparência do gnome aparece para customizar tudo de ícones a fontes e temas, pois os exibidos são os mesmos que estavam no gnome e isso interessante uma interface QT que exibe temas e aparência GTK tipicas do gnome.

Dimas R. Tomadon disse...

Hugo parabéns mais uma vez, instalei com sucesso o unity 2d, e também habilitei os efeitos do metacity, mais a extensão do firefox foxtab , ela dá um 3d de todas as abas abertas no firefox ficou show! abraços!!

Dimas R. Tomadon disse...

Para quem se interessar em como fazer o que citei anteriormente,juntei as dicas de autoria do nosso colega Hugo nesse link: http://ubuntuforum-br.org/index.php?topic=78298.new#new

Anderson (Chiro-san) disse...

Hugo, quanto ao Gimp, as opções aqui no meu note aparecem quando ponho o mouse na barra superior. Aos que tiverem problemas no Gimp, tentem botar o mouse na barra superior onde aparecem os ícones e o nome do programa.

Hugo Bastos disse...

Valeu Chiro-San não tinha visto que as opções do gimp tinham se integrado, a barra principal superior da interface, bastando encostar o mouse nesta barra que as opções da barra de ferramentas do gimp aparecem nela.

Anderson (Chiro-san) disse...

Ei, Hugo, acho que você pode me ajudar, já que usa o Emesene também. Você conseguiu configurar o Emesene pela parra superior? É que eu tive que usar o Gnome para poder configurar algumas coisas nele, então gostaria de saber se aparecem os diálogos de configuração aí no seu Ubuntu.

Anderson (Chiro-san) disse...

É barra no lugar de parra, perdão pelo erro de português.

Rafael Machado disse...

Hugo, jah chegou a testar o funcionamento do Gnome 3 no chipset SiS?

Anderson (Chiro-san) disse...

Rafael, mesmo não tendo perguntado a mim te respondo. Eu mesmo já testei e digo que não dá pra usar, assim que o coloquei para funcionar, travou tudo.

Hugo Bastos disse...

Houve grandes modificações e desenvolvimento desta interface nos últimos dias com a adoção de muitas novidades entre elas o botão workspace que exibe as áreas de trabalho do sistema de uma forma muito bonita e muito parecida com gnome3, entretanto como nada é perfeito para os que não instalaram sem problema instalar pela primeira vez entretanto a atualização para dar este salto torna-se necessário a remoção do pacote liqtdee1 e instalar o pacote libqtdee2 pois só assim a atualização estará completa o que na prática com a remoção de libqtdee1 todo a interface será removida com o comando

sudo apt-get remove libqtdee1

a partir dai instale novamente como no post.

Linux Dummy disse...

Parece que existe uma pessoa interessada em manter os drivers da SiS771/671 (veja este bug report: http://bugs.debian.org/cgi-bin/bugreport.cgi?bug=546741). Se isso realmente acontecer, esta placa será suportada pelo Debian (e provavelmente, pelo Ubuntu).

Sugiro que você publique isso, assim, pessoas interessadas e com habilidades necessárias podem contribuir.

Um abraço, parabéns pelo blog.

Anderson Henrique disse...

Hugo, fui dá uma olhada no alpha 3 do 11.04 e instalei o Unity 2D e vi que a versão é a 3.6 com diversas melhorias, está absurdamente mais avançado do que a versão para 10.10. Tentei instalar a versão para Natty no Maverick mas nem sequer iniciou. Gostaria de saber se tem algum modo de fazer isso, ou vou ter que esperar o Natty?

Unknown disse...

Apliquei essa configuração e as outras utilizando os xorg.config e tudo dos os outros posts que encontrei... meu Philco 14118 tem essa "beleza" de sis 672 fx e o máximo que consegui foi ativar alguns recursos gráficos ou sobrepor 4 a 5 telas, mas a resolução... sem sucesso. Se alguém souber de algo "milagroso", por favor me ajude...rsrs.

Hugo Bastos disse...

Anderson devido as lib do ubuntu 11.04 serem muito mais avançadas que o maverick, os pacotes do natty nunca vão instalar no maverick são incompativeis e por esta mesma razão o unity 2d para o natty realmente esta mais avançado em termos de configuração, quanto ao osvaldo o que deve esta acontecendo é que a sis do seu note philco não deve esta com a resolução correta recomendo o driver vesa com resolução 1280x768 que pode ser ativado neste post.

copie e cole o endereço no navegador

http://diversosassuntosbrasil.blogspot.com/2010/10/sis671-no-ubuntu-com-driver-vesa-e.html

esta solução é para todas as versões do ubuntu inclusive o 11.04, pois o driver vesa é universal e já vem com a distro o post apenas ensina a ativar e configurar.

Unknown disse...

Caríssimo Hugo, mas já testei o link que vc citou, e foi esse que sobrepos as 4...5 telas, ou melhor, fez com que ficassem uma ao lado da outra. Já li em outros posts que a 672FX tem apresentado esse problema qdo se tenta alterar a resolução. se souber de algo diferente... Desde já, agradeço mais uma vez sua ajuda.

Hugo Bastos disse...

É sis672 já é osso sis672Fx é barra pesada, mas um amigo me disse que teve exito com as instruções desta pagina que contém link para driver e instruções em portugues:

copie e cole no navegador

http://ajoliveira.com/ajoliveira/pt/software/xorg.php

Hugo Bastos disse...

Em resposta a pergunta que me foi formulada a respeito do funcionamento do vesa no 11.04 e que pode ter sido acidentalmente excluida dos comentários, devo responder que ainda não peguei o 11.04 para estudar profundamente o que faço apenas na versão beta, entretanto existe na internet alguns comentarios a respeito de mudanças profundas no x11 e ate substituição de pacotes.