Pesquisar este blog

domingo, 14 de fevereiro de 2010

KERNEL 2.6.32 NO UBUNTU KARMIC UMA TROCA MARAVILHOSA


O kernel do karmic é o 2.6.31, entretanto o kernel 2.6.32 deu um salto muito grande em termo de qualidade, compatibilidade e outros aspectos tão grande quanto foi a chegada do kernel 2.6.27 quem acompanha lembra, veja as mudanças neste link, basta ver o tamanho dos arquivos após compilados em deb para ver a quantidade de códigos a imagem do kernel desta vez superou 30 mb e quando instalei estava totalmente descrente e confiante na total reversibilidade da instalação pois é muito fácil e já fiz isso quando utilizava o ubuntu jaunty e na ocasião usar o kernel 2.6.30 foi um desastre, só que tive uma grande surpresa não foi preciso reverter o processo pois o karmic simplesmente disparou e ficou incrivelmente estável com o novo kernel 2.6.32.13, que sequer é considerada a versão estável, que no site do kernel aponta para a versão 2.6.32.8 mais o resultado foi fantástico estou utilizando apenas este kernel por default.
o processo é muito simples mais para garantir que o kernel sera atualizado instalei dois repositórios ppa que contém o citado kernel e de quebra um dos repositórios ainda da uma reforçada no video de placas intel e pasme o resultado da atualização destes arquivo do dri foi um grande salto no video da minha sis 671.

abra um terminal e digite o seguinte:

sudo add-apt-repository ppa:guido-iodice/best-intel

clique em enter e veja o repositório ser instalado depois digite:

sudo add-apt-repository ppa:guido-iodice/lucid-kernel-for-karmic

clique em enter e veja outro repositorio ser instalado: e por fim digite:

sudo apt-get update

faça as atualizações reinicie o computador e veja saboreie o resultado.

EDIT - Para uma atualização ainda maior que inclua o firmware do kernel e os controladores de wifi abra um terminal e também digite o seguinte:

sudo add-apt-repository ppa:dnjl/kernel

e depois repita o processo de atualização

com

sudo apt-get update

este último repositorio é mais abrangente mais não recomendo a remoção de nenhum deles.

Edit- Em razão dos comentários gostaria de explicar o que não ficou muito claro neste post, a razão que foi dito sobre a melhora consideravel dos drives sis 671, é que utilizou este xorg.conf, que esta disponível neste link que inclusive com o kernel 2.6.33 já consegui ligar os efeitos do metacity sem falhas o que sera alvo de meu próximo post e vem a cada versão do kernel sendo melhorada.

AVISO IMPORTANTE: MODIFICAR O KERNEL ORIGINAL DO UBUNTU PODE CAUSAR EFEITOS INDESEJADOS EM ALGUNS HARDWARES.

3 comentários:

Lex Aleksandre disse...

Olá, Hugo!
Qual é mesmo o seu notebook em que está a SiS 671? Tudo correu bem, depois da atualização do kernel, com os outros componentes de hardware, como wireless?
O que você quer dizer com "o resultado da atualização destes arquivo do dri foi um grande salto no video da minha sis 671"?
Bom, de qualquer forma confiarei no que você relatou e vou tentar aqui.

Lex Aleksandre disse...

Hugo,

Para o meu caso esse novo kernel não foi uma boa idéia. Minha wireless reduziu seu alcance e quando coloco meu notebook para suspender ele quase não retorna da mesma.
Com relação ao vídeo não notei ganho algum!
Conclusão: estou retornando à versão original!

Luiz Fernando disse...

Só pra constar, este kernel vem me causando uma bela dor de cabeça, pois deixa a tela preta quando carrega o X na minha Intel 945GM. E imagino que eu seja só mais um dos que sofreram com isso...