Pesquisar este blog

quarta-feira, 15 de julho de 2009

A MAIOR ACELERAÇÃO 2D POSSIVEL HOJE SIS 672 NO UBUNTU JAUNTY, LINHA NOTEBOOKS CCE E OUTROS DE BAIXO CUSTO

Esta semana fiz uma serie de testes no driver vesa e no driver disponibilizado no site sis on linux em deb especifico para jaunty 32 com versão tar para 64 bits todos no endereço , testei ambos em ubuntu jaunty 32 bits,o driver vesa realmente atingiu uma boa resolução chegando a superar em termos de qualidade de imagens o driver dsiponivel em deb para jaunty 32 bits, entretanto quando se fala em aceleração de video driver vesa é totalmente irrelevante neste item proximo ao driver em deb especifico pois com o vesa habilitado e bem configurado sequer consegui rodar um dvd sem travar o sistema pelo simples fato da geração de video esta quase todo em cima do sistema e não da placa de video como deveria, então vou descrever aqui como consegui cores e definições excelente e vamos começar baixando o drive para ubuntu jaunty 32 bits no seguinte link xorg-driver-sis671_0.9_i386.deb vamos baixar ainda o programa de controle de placas sis para o ubuntu no link sisctrl_0.0.20051202-1_i386.deb após baixar os dois arquivos instale simplesmente cliquando em cima e respondendo ao instalador em modo grafico bem ao estilo ruwindo, após a instalação de ambos, abra um terminal e digite o seguinte sudo gedit /etc/x11/xorg.conf vai abrir umdocumento de texto pressione crtl +A e delete tudo que houver neste arquivo mais recomendamos um backaup antes e após deletar cole o seguinte texto no lugar do texto original:

# xorg.conf (X.Org X Window System server configuration file)
#
# This file was generated by dexconf, the Debian X Configuration tool, using
# values from the debconf database.
#
# Edit this file with caution, and see the xorg.conf manual page.
# (Type "man xorg.conf" at the shell prompt.)
#
# This file is automatically updated on xserver-xorg package upgrades *only*
# if it has not been modified since the last upgrade of the xserver-xorg
# package.
#
# Note that some configuration settings that could be done previously
# in this file, now are automatically configured by the server and settings
# here are ignored.
#
# If you have edited this file but would like it to be automatically updated
# again, run the following command:
# sudo dpkg-reconfigure -phigh xserver-xorg

Section "Monitor"
Identifier "Configured Monitor"
EndSection

Section "Screen"
Identifier "Default Screen"
Monitor "Configured Monitor"
Device "Configured Video Device"
EndSection

Section "Device"
Identifier "Configured Video Device"
Driver "sis671"
Option "EnableSiSCtrl" "yes"
EndSection

Section "ServerFlags"
Option "DontZap" "False"
EndSection

reinicie a parte grafica em sair ou reinicie o sistema e veja que o seu sistema ja vai iniciar com outro aspecto além de ser possivel rodar dvd e outros videos sem que isso pareça uma tortura.

**lembrando que o procedimento acima é apenas para ubuntu jaunty 32 bits a versão 64 bits com todas as instruções de instalação em inglês esta disponivel no endereço http://ncc-1701a.homelinux.net/~linux-sis/index.php?page=Downloads

DICA - após a instalação realizada exatamente como acima indicado digite sisctrl em terminal e vai abrir uma ferramente completa de controle de video incluindo brilho, contraste, gama etc.

Um comentário:

Bruno disse...

Olá Hugo,

Por favor, me ajude. Eu uso o Ubuntu 9.04. Eu fiz o q vc disse. Tb vi a mesma sugestao (.deb) em outros lugares, mas nao funciona comigo. O driver e instalado, mas a exibicao nao fica boa. Meu desktop fica duplicado. Noto q esse driver e bem mais rapido, mas do q jeito q esta, acabo tendo q voltar pro vesa mesmo. Tb eu consigo abrir o sisctrl (vc foi o unico q vi falar do sisctrl). Ele tem varias opcoes. Infelizmente ocorre esse problema de tela duplicada. O q pode ser? Quem sabe algumas mudancas no xorg.conf resolvam, mas nao sei exatamente o q fazer nele...